Tarefa: SI Entendimento da Configuração do Software
Obter entendimento da Configuração do Software
Disciplinas: 6 Atividade Entrega do Produto
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Descrição Principal

    Compreender a configuração do software da organização fornece a análise dos artefatos produzidos no processo e no projeto e permite confrontá-los com os padrões e procedimentos estabelecidos, o que ajuda muito na implantação do programa de melhoria de processo sob o ponto de vista de institucionalização.

    Fonte 828 IEEE Standard for Configuration Management in Systems and Software Engineering, 2012.

    Etapas
    Passo 1: Identifique as partes que constituem o software
    Inicie identificando as partes que constituem o software, essas partes, denominadas itens de configuração, representam a agregação de hardware, software ou ambos, tratados pela gerencia de configuração como um elemento único.
    Passo 2: Avalie cada item de configuração
    Em função da granularidade utilizada em um contexto de software, um item de configuração pode ser formado por um conjunto de produtos de trabalho, bem como um único produto de trabalho pode ser formado por vários itens de configuração. Em determinados momentos do ciclo de vida de desenvolvimento e manutenção do software, esses itens de configuração são agrupados e verificados, constituindo configurações do software voltadas para propósitos específicos, denominadas baselines. Essas configurações representam conjuntos de itens de configuração formalmente aprovados que servem de base para as etapas seguintes de desenvolvimento.
    Passo 4: Compreenda os produtos de trabalho para a liberação
    Após a constatação da integridade dos produtos de trabalho, estes finalmente, são submetidos a um processo de liberação (release), que representa a notificação formal e distribuição de uma versão aprovada do software.